Notícias > Releases
Cabeleireiros alemães capacitam jovens da comunidade da Rocinha

Ter uma profissão e conquistar uma vaga no marcado de trabalho. Esse é o sonho dos jovens atendidos pelo projeto ViraVida – iniciativa do SESI que oferece capacitação profissional, atendimento psicológico e educação continuada a vítimas de violência sexual, com idade entre 16 e 21 anos. Na próxima semana, 18 estudantes do curso de Cabeleireiros da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro (RJ), terão uma oportunidade única: aprender técnicas europeias de corte e coloração com profissionais da Wella, vindos da Alemanha.

A qualificação acontecerá entre os dias 14 e 25 de outubro e contará com produtos oferecidos pela empresa de cosméticos, que integra o grupo P&G. O treinamento foi possível graças a uma parceria entre o Conselho Nacional do SESI e o projeto Making Waves (Fazendo Ondas), desenvolvido pelo  Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Wella.

O projeto, que beneficia jovens carentes, tem um exclusivo programa educacional, com ênfase no fortalecimento de habilidades, atitudes, e conhecimentos importantes para a formação profissional. Esta será a terceira vez que o projeto Making Waves qualifica jovens do ViraVida. Em 2011 e 2012, cerca de 50 alunos de Belém (PA) e Recife (PE) receberam o treinamento.

Sobre o ViraVida – Desde 2008, o programa já atendeu 3,7 mil jovens de 19 estados, abrangendo 23 cidades. Dos alunos formados, 1.159 foram inseridos no mercado de trabalho. A proposta socioeducativa é coordenada pelos Departamentos Regionais do SESI e conta com apoio das instituições do Sistema S, governos e da Rede Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.