Notícias > Notícias
Poder Jovem é tema do 4º Seminário Nacional do projeto ViraVida

O Estádio Nacional de Brasília será palco da abertura do evento mais aguardado do ano pelos alunos do projeto ViraVida: a 4ª edição do Seminário Nacional do programa que, este ano, traz o tema “Poder Jovem – Inovar e Transformar”. Na solenidade, que acontecerá dia 31 de outubro, cerca de 500 jovens do ViraVida participarão de um mosaico humano. Será uma representação cheia de arte, música e criatividade, inspirada no conceito de metamorfose. Na plateia, mais de dois mil alunos da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal assistirão ao espetáculo.

Promovido pelo Conselho Nacional do SESI, o Seminário Nacional ViraVida acontecerá entre os dias 31 e 02 de novembro, na capital do país.  O evento contará com a participação de técnicos do projeto e representantes do Sistema S, governos, entidades públicas, privadas e da Rede de Enfrentamento à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A expectativa é que o encontro reúna mais de 800 pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde a programação terá continuidade logo após a cerimônia de abertura.

O objetivo é fortalecer a troca de experiências, proporcionar debates, estimular a autonomia, a cidadania e a inclusão social dos alunos do ViraVida – considerando que eles são peças fundamentais na mobilização por políticas públicas que assegurem direitos plenos à população jovem. O seminário pretende, ainda, estimular a criatividade, a inovação e a empregabilidade dos participantes do projeto.

PROGRAMAÇÃO

Durante a abertura, haverá a entrega do Selo Social ViraVida às empresas que se destacaram, em âmbito nacional, com ações de apoio ao programa e à causa contra a violência sexual infantojuvenil. Além disso, na ocasião, o Conselho Nacional do SESI e a Secretaria Nacional de Justiça assinarão um Termo de Cooperação que prevê atividades conjuntas de enfrentamento ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual.

Após a cerimônia, os participantes do seminário seguirão para o Centro de Convenções. No período da tarde, o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, fará um balanço dos cinco anos do programa no auditório master. Na sequência, o apresentador Cazé Peçanha comandará um debate bastante descontraído, com o tema “O Jovem e o Mundo do Trabalho”.

No dia 1º de novembro, os alunos entrarão no Percurso Formativo – uma sequência dinâmica de palestras e oficinas, que abordarão temas pertinentes à realidade dos jovens, tais como: internet, cidadania, direitos, criatividade, empregabilidade e inovação. À noite, os participantes serão brindados com uma palestra do ex-jogador de futebol e comentarista esportivo Walter Casagrande. Ele contará sua história de vida e superação da dependência química.

No último dia (02/11), haverá a apresentação e validação da Carta da Juventude, um documento construído pelos estudantes ao longo do ano, que deverá ser entregue à Presidência da República.  O documento reúne uma série de reivindicações, como direitos e políticas públicas para a juventude.

Ao final do evento, os participantes conhecerão os vencedores do I Concurso de Redação ViraVida. Mais de 200 alunos enviaram seus textos para concorrer a seis Ipads 2. Serão dois vencedores para cada categoria: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior/Egressos.

Para ver a programação completa, clique aqui.

TEORIA E PRÁTICA

No dia 30 de outubro, cerca de 50 jovens do projeto conhecerão, de perto, novas profissões: eles participarão de oficinas de Redes Sociais, Fotografia, Texto Jornalístico e Cerimonial. Depois, os estudantes aplicarão todo o conhecimento adquirido, fazendo a cobertura jornalística e ajudando nas atividades de cerimonial durante o Seminário Nacional.

O objetivo é dar aos alunos a chance de mergulhar no evento, vivenciar carreiras para as quais eles já apresentam potencial e, ainda, estimulá-los a serem mobilizadores sociais. As oficinas são resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional do SESI, a Universidade Católica de Brasília, a empresa Pepper Interativa e o consultor Rubens Andrade – especialista em Cerimonial e Protocolo Público.

No dia anterior às oficinas, os jovens conhecerão as instalações para Rede Globo Brasília e do grupo de comunicação Diários dos Associados. A ideia é mostrar um pouco da rotina dos veículos de comunicação.

SOBRE O VIRAVIDA

Criado em 2008 pelo Conselho Nacional do SESI, o projeto ViraVida atende jovens com idade entre 16 e 21 anos, com histórico de violência sexual. Durante um ano, o projeto prepara os beneficiados para o mercado de trabalho, oferecendo cursos técnicos profissionalizantes e educação básica, além de atendimento psicossocial, médico e odontológico. Atualmente, o programa está presente em 23 cidades, de 19 Estados brasileiros, e já atendeu mais de 3,7 mil jovens.