Notícias > Notícias
Rede Sindical da Base Florestal discute setor em Intercâmbio

3º Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria da Base Florestal debateu boas práticas e proposição de soluções para dificuldades do setor.

Dando seguimento à agenda de Intercâmbios, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com federações de indústria de todo o país, promoveu dia 19.04, em Brasília, o 3ª Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria de Base Florestal. A ação teve como objetivo fomentar a troca de experiências, além de fortalecer a rede sindical do setor.
Encontro que reuniu presidentes de sindicatos do setor de todo o país. Foto: Divulgação CNI

No encontro, que reuniu presidentes de sindicatos do setor de todo o país, foi realizada uma mesa-redonda para discutir o fortalecimento da atuação conjunta entre os sindicatos, federações, associações e CNI. Foram sinalizados caminhos de mobilizações para a defesa de interesses, além de oportunidades do Sebrae e da EMBRAPII para o setor. Os dirigentes de sindicatos empresariais participaram, ainda, de uma oficina com a temática e discutiu mecanismos capazes de tornar o sindicato imprescindível para a indústria.

A Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) é a federação interlocutora da Rede Sindical de Base Florestal e terá como papel dar encaminhamento às discussões realizadas no Intercâmbio.

“A aproximação com lideranças de outros estados sempre gera novas informações e contatos. Aguardamos os desdobramentos do encontro para buscarmos efetivas melhorias para o setor”, afirmou o presidente do Sindicato da Indústria do Mobiliário (Moveba), João Schnitman.

Participando pela primeira vez do intercâmbio de lideranças, o empresário Jaime Lorenzo Pineiro, presidente do Sindicato das Indústrias de Serrarias (Sindiscam), considerou o encontro bastante produtivo. “Percebemos que as demandas são muito semelhantes, daí a importância de convergirmos os esforços sobretudo em questões na área ambiental, que são muito impactantes para o nosso setor”, destacou.

O Intercâmbio de Lideranças Setoriais é uma iniciativa do projeto Associa Indústria e integra o Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma parceria da CNI, com federações de indústria e o Sebrae. No total, em 2017, serão realizados 15 Intercâmbios de grupos industriais distintos. O próximo ocorrerá dia 13/06 e envolverá lideranças sindicais da indústria plástica.

 Fonte: FIEB