Notícias > Notícias
ViraVida forma mais 103 jovens no Amazonas

Com o foco no desenvolvimento humano e paralelamente na preparação para o mercado de trabalho, o Programa ViraVida, promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI Amazonas), formou ontem 103 alunos na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). O programa já formou em Manaus, durante quatro anos de ViraVida, 262 alunos.

No decorrer de seis meses de estudos, alunos que vivem em situação de vulnerabilidade social, entre 14 e 22 anos de idade, experimentaram no curso desde o resgate de autoestima até a qualificação profissional, com aulas de informática básica e avançada, além de reforço de português e matemática.

A metodologia do programa é baseada nos quatro pilares da educação da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco): aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

“Trabalhamos primeiro a transformação de dentro para fora, fazendo com que esse jovem se descubra dentro da sociedade, com seus direitos e deveres que muitas vezes são deixados de lado por conta das suas histórias de vida”, explica a coordenadora estratégica do ViraVida Assunção Pinheiro.

Segundo Pinheiro, os alunos aprendem a ressignificar suas histórias, a aprender com os erros e, no final de todo o processo, conseguir olhar para trás e fazer de todo história um aprendizado para ir atrás dos seus sonhos.

“No decorrer do programa ViraVida, aprendi a me autoconhecer e reconstruir a minha autoestima, hoje já realizei meu maior sonho que era o primeiro emprego, e tenho certeza que daqui para frente muitas vitórias virão”, diz a aluna *Sara Campos, 18 anos.

A aluna, que conseguiu ser funcionária da empresa Sumidenso da Amazônia, colocou em prática todo o ensinamento adquirido no programa e superou os problemas de autoestima que tinha antes de adentrar no mesmo.

O aluno *Luiz Mendes, 22, inscreveu-se no ViraVida, após conhecer o programa por meio de um amigo. Mas o formando explicou que só teve  acesso ao programa depois de retomar os estudos, que havia abandonado há dois anos.

“Hoje sou muito grato a tudo que o programa me proporcionou, sem ele  nunca teria retomado meus estudos e melhorado o meu relacionamento com meus pais”, conta o aluno que devido ao uso de drogas tinha uma relação conturbada com os familiares.

A formatura da 5ª turma do Programa ViraVida contou com a participação da assessora de projetos sociais do Conselho Nacional do SESI, Roberta Nacfur Macedo, que afirmou estar honrada em fazer parte do projeto e em auxiliar na história de mais 103 jovens e adolescentes, juntamente com os parceiros do programa no Amazonas.

O Programa ViraVida conta com a parceria na aprendizagem do SENAC, Sescoop, IEL, CIEE e Sebrae, além dos parceiros da rede de enfrentamento: Aldeia SOS, Creas, Cras, AAPPNE, Savvis Moura Tapajós, Vila da Felicidade, O Pequeno Nazareno, Casa Vhida, Projeto Amigos da Família Rural, Conselhos tutelares e Casa Mamãe Margarida .

*Nomes fictícios para preservar a identidade dos alunos

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Diretoria de Comunicação e Marketing do Sistema FIEAM
Tel: (92) 3186-6576 Fax: (92) 3186-6579
E-mail: imprensa@fieam.org.br
Portal: http://www.fieam.org.br