Notícias > Notícias
Missão empresarial da FIERGS visita instalações de indústrias alemãs
Relações Internacionais
Uma visita à sede do Grupo Benteler, um dos maiores produtores mundiais de aço e tubos, máquinas e distribuição para o segmento automotivo, em Paderborn, foi uma das principais atividades, nesta quarta-feira (25), da missão empresarial que participa da Feira de Hannover, na Alemanha, liderada pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Representantes de 44 empresas, 24 gaúchas, fazem parte da delegação que permanece na cidade até sexta-feira (27), realizando visitas técnicas a indústrias alemãs, circuitos guiados e encontros de negócios.

Nesta quinta-feira, os participantes da missão conhecerão a fábrica da Mercedes-Benz, em Bremen. Na sexta-feira, será a vez da Volkswagen, em Wolfsburg. “A missão a Hannover promove a competitividade da indústria gaúcha e a geração de negócios entre as empresas por meio da oferta de um programa completo de visitas e prospecção ao que se tem de melhor e de mais avançado no mundo em termos produtivos”, destaca o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, que lidera a missão e já há três décadas participa da Feira de Hannover.

Coordenador do setor metalmecânico do Sebrae do Rio Grande do Sul e também presente em Hannover, Fabiano Dallacorte relata que está evidente na feira de 2018 a mudança de percepção de várias marcas que produzem tecnologia. “Conceitos estão sendo consolidados, e apresentados casos de sucesso na indústria 4.0, de produtividade flexível. É possível fazer lotes de uma peça só, ao invés de mil, duas mil peças, perdendo tempo e produtividade. Chegou o momento que a indústria conseguiu se conectar efetivamente com o mercado e produzir o essencialmente necessário”, diz.

A missão da FIERGS, organizada por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a Rede CIN, parceria da Apex Brasil e colaboração do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) e da Enterprise Europe Network. O objetivo é dar a oportunidade para empresas nacionais prospectarem novas tecnologias e parceiros internacionais, além de promover a absorção de experiências inovadoras nos seus respectivos segmentos de atuação.

Crédito foto: Enir Grigol