Notícias > Notícias
Feira de Hannover recebe 210 mil visitantes e 5,8 mil expositores

Indústria e Desenvolvimento

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Gilberto Porcello Petry, que liderou uma missão empresarial à Feira de Hannover, destaca os principais ensinamentos que ficaram da edição de número 70 do evento, encerrado nesta sexta-feira (27), com um público de 210 mil visitantes, 30% de fora da Alemanha. Para Petry, o maior foco este ano foi o da interação da indústria com a tecnologia. “Todos os pavilhões, todas as empresas em exposição trabalharam em cima desta ideia de indústria 4.0, e de como isso evoluirá no futuro visando à melhoria no processo de produção”, disse Petry.

Na missão da FIERGS, foram 82 representantes, de 44 empresas, 24 delas gaúchas, de dez Estados diferentes. Entre os 5,8 mil expositores, de 75 países, 60% eram estrangeiros. “Estamos na era da digitalização, da informação, da conectividade entre os processos. A feira nos mostrou como as indústrias evoluem em seus processos produtivos buscando melhorar sua competitividade e flexibilidade”, ressaltou o presidente da FIERGS. Um dos pontos que chamaram a atenção dos visitantes foi a customização de acordo com a solicitação de cada cliente, realidade que obriga as empresas a buscarem cada vez mais soluções para atender essas necessidades.

De acordo com Petry, os processos colaborativos entre máquinas e humanos mostram que equipamentos e pessoas estão cada vez mais integrados, fornecendo produtos de alta qualidade, de acordo com a necessidade dos usuários. “Os primeiros resultados mensuráveis da indústria 4.0 já estão aparecendo. A integração entre países e a troca de informações de forma colaborativa fazem com que soluções complexas hoje sejam resolvidas em pouco tempo”, ressalta o presidente da FIERGS.

Outra vantagem da manufatura digital é permitir que engenheiros simulem todas as entradas e saídas dos processos, permitindo que os problemas sejam detectados de forma antecipada.

Nesta sexta-feira, parte da delegação visitou o complexo da Volkswagen, em Wolfsburg, como última atividade dentro da programação da Feira de Hannover 2018. No próximo ano, a Suécia será o país homenageado, entre 1º e 5 de abril.

A missão da FIERGS, organizada por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), foi uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a Rede CIN, parceria da Apex Brasil e colaboração do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS) e da Enterprise Europe Network.

Crédito foto: Enir Grigol

Mais notícias sobre a #MissãoHannover :

Representantes de 24 empresas gaúchas finalizam participação na Feira de Hannover nesta sexta-feira

Hannover mostra como a tecnologia 4.0 pode ser aplicada pelo empresário brasileiro

Missão empresarial da FIERGS visita instalações de indústrias alemãs

Brasileiros conhecem em Hannover vantagens de se utilizar a tecnologia 4.0 na indústria

Missão da FIERGS inicia participação na feira de Hannover

Fonte: FIERGS