Notícias > Notícias
Belém recebe seletivas para mundial de profissões na Rússia
Até a próxima quinta-feira (7), jovens de oito estados participam das competições de Desenho Mecânico – CAD e Manutenção de Veículos Pesados na capital paraense. Melhores colocados vão representar o Brasil na WorldSkills 2019, em Kazan
 O paraense Henrique Lima concorre na ocupação Manutenção de Veículos Pesados e se mostra confiante. “É uma competição difícil, cheia de tensão, mas acredito na minha preparação”, conta

 

 

 

A cidade de Belém recebe, nesta semana, duas seletivas brasileiras da WorldSkills Kazan 2019, a maior olimpíada de profissões do mundo. As provas em Desenho Mecânico – CAD e Manutenção de Veículos Pesados serão realizadas até quinta-feira (7), no SENAI da Mauriti (CEDAM), e são abertas ao público.

As seletivas promovidas pelo SENAI em todo o Brasil até setembro vão determinar os profissionais que representarão o país, no ano que vem, no mundial da Rússia.

Durante as provas, os participantes devem completar os desafios propostos pela organização da competição dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas em profissões da indústria e do setor de serviços. Para chegar nesta esta etapa, os jovens conseguiram os melhores desempenhos em testes realizados em seus estados. Em Belém, estão representados os estados do Amapá, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Henrique Lima é o representante paraense da seletiva. Ele concorre na ocupação Manutenção de Veículos Pesados e se mostra confiante. “É uma competição difícil, cheia de tensão, mas acredito na minha preparação. Espero fazer bonito e representar bem a nossa bandeira (do Pará)”, diz o jovem de 20 anos.

Entre os competidores, Regiane Cossuovski, do Paraná, é a única representante feminina. Ela é técnica em Mecânica e disputa uma vaga na WorldSkills na ocupação Desenho Mecânico – CAD. Mesmo em uma área predominantemente dominada por homens, ela está animada por um bom resultado.

“A mecânica deixou de ser força para ser lógica, raciocínio e técnica. Por isso, muitas mulheres passaram a se interessar e serem bem-sucedidas neste ramo. É uma área que gosto muito e pretendo me aperfeiçoar cada vez mais. Só o fato de estar participando de uma competição tão importante irá valorizar bastante o meu currículo profissional”, comenta Regiane.

AS SELETIVAS – As seleções brasileiras da WorldSkills Kazan vão ocorrer nos 26 estados e no Distrito Federal, e contarão com 342 competidores de 45 ocupações. Quem quiser acompanhar de perto a competição em Belém poderá visitar gratuitamente o local de provas nos dias 4, 5, 6 e 7, das 9h às 17h. Será uma grande oportunidade para conhecer os cursos do SENAI, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas.

“Convidamos principalmente os jovens a virem acompanhar as provas e conhecerem o SENAI. Quem sabe eles não possam ser os novos participantes da Olimpíada do Conhecimento. Temos cursos para todo tipo de perfil”, destaca o diretor regional do SENAI Pará, Dário Lemos.

As seletivas para a WorldSkills fazem parte da programação da Olimpíada do Conhecimento 2018. O evento, que apresentará a Cidade Inteligente e a Escola do Futuro, será realizado em Brasília entre 5 e 8 de julho. A Olimpíada terá demonstrações de tecnologias e modernos métodos de ensino implementados pelo SESI e pelo SENAI na formação de cidadãos e profissionais 4.0.

WORLDSKILLS – É a maior competição de educação profissional do mundo, realizada em um país diferente a cada dois anos. Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.

Na última edição da WorldSkills, em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Brasil ficou em 2º lugar geral. Foram 7 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, além de 26 certificados de excelência conquistados. A competição reuniu mais de 1.200 jovens, de 68 países e 52 ocupações do setor industrial e de serviços.

SAIBA MAIS 
Evento: Seletivas brasileiras para a WorldSkills Kazan 2019
Quando: 4 a 8 de junho, das 9h às 17h.
Endereço: SENAI CEDAM – Travessa Mauriti, 3251 – Marco, Belém.