Notícias > Notícias
Começam as seletivas para WorldSkills Kazan 2019
Equipe mineira é preparada com treinamento comportamental em Betim

 

As seletivas da Worldskills promovidas pelo SENAI em todo o Brasil até setembro vão determinar os profissionais que representarão o país, em 2019, no mundial de Kazan, na Rússia.

Durante as provas, os participantes devem completar os desafios propostos pela organização da competição dentro de padrões internacionais de qualidade, demonstrando habilidades técnicas em profissões da indústria e do setor de serviços.

Para que a equipe mineira tenha um bom desempenho nas seletivas e, consequentemente, na competição, os participantes passaram por um treinamento comportamental, onde foram preparados emocionalmente para saberem lidar com situações de tensão e stress.

Este treinamento aconteceu de 19 a 25/05, no Clube SESI Betim, com a presença de 31 competidores das mais diversas modalidades profissionais.

No encontro, os jovens aprenderam sobre inteligência emocional e a controlar as emoções em atividades que reproduziram situações semelhantes a que eles podem enfrentar durante a competição.

“Trabalhar a inteligência emocional com o jovem é desafiador, mas também muito gratificante, pois no final eles entendem e percebem, na competição, o trabalho que foi feito”, conta Paula Elizabeth, analista do SENAI e que acompanha os alunos nas competições.

Os participantes aprendem não só tarefas mais complexas, sobre como lidar com as emoções, mas também ter cuidados diários simples, como lavar as mãos, por exemplo. “Não parece, mas esse tipo de atenção pode fazer toda a diferença no final”, conta Paula. “Se o aluno comer algo a que não está habituado e não se sentir bem, ou pegar uma gripe ou uma infecção pelo simples fato de não lavar as mãos, vai impactá-lo no dia da competição”, explica.

AS SELETIVAS 

As seleções brasileiras da WorldSkills Kazan acontecem nos 26 estados e no Distrito Federal, e contam com 342 competidores de 45 ocupações. As seletivas fazem parte da programação da Olimpíada do Conhecimento 2018. O evento, que apresentará a Cidade Inteligente e a Escola do Futuro, será realizado em Brasília entre 5 e 8 de julho. A Olimpíada terá demonstrações de tecnologias e modernos métodos de ensino implementados pelo SESI e pelo SENAI na formação de cidadãos e profissionais 4.0.

Sobre a equipe de Minas, Paula tem grandes expectativas e muito orgulho: “É uma turma aguerrida, com muita vontade de fazer a diferença. E as lições aprendidas no encontro eles levarão não só para a competição, mas para a vida toda”, conclui.