Notícias > Notícias
Parque Tecnológico de Brasília está aberto

Na manhã desta quinta-feira (21) foi inaugurado o Biotic – Parque Tecnológico de Brasília. O espaço reúne empresas ligadas à bioeconomia e à tecnologia da informação e da comunicação.

“Este é o primeiro grande passo para o futuro da nossa cidade”, disse o presidente da Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap), Júlio Cesár Reis. Ele enfatizou o apoio da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), um dos integrantes do Comitê Gestor do Biotic, para a concretização do projeto.

O edifício-sede tem dois blocos, cada um com quatro pavimentos e dois subsolos de garagens, e um auditório para 160 pessoas. O prédio já abriga a Biotic S.A., o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF), com o Sebraelab – laboratório de criatividade, de inovação e de geração de negócios –, a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), e o Instituto Federal de Brasília (IFB), com o Escritório de Projetos Inovadores, além de cinco empresas de base tecnológica selecionadas por edital.

Também vão fazer parte do Biotic a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o Núcleo de Inovação Tecnológica, e o Agente de Inovação, que vai administrar o parque ao lado da Biotic S.A. Um edital em andamento definirá as startups e incubadoras que se instalarão no parque.

Na inauguração, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, afirmou que o Biotic tem potencial para mudar a matriz econômica do DF. “A integração das duas áreas do conhecimento, a biotecnologia e a tecnologia da informação, vai possibilitar o crescimento da capital, além de trazer muita riqueza.”

Para o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, o projeto valoriza os vetores da capital. “Brasília tem estrutura e vocação para a tecnologia. Com o Biotic, vamos dar um salto na inovação e consequentemente na indústria local”, disse.

Durante a cerimônia, o reitor do IFB, Wilson Concioni, e o presidente da Biotic S.A., Mário Lima, assinaram o termo de cessão de uso do espaço ao instituto.

O parque

O Biotic tem área total de 1,2 milhão de metros quadrados. O edifício-sede foi construído em um espaço de aproxidamente 10 mil metros quadrados. A expectativa é que, ao longo dos anos, novos prédios, ocupados por empresas, sejam instalados no local.

Desde 2013, funcionam na área do parque, por meio de parcerias público-privadas, o datacenter do Banco do Brasil e o da Caixa Econômica Federal.

Programação

O evento de inauguração conta com uma programação extensa de palestras e exposições ao longo da tarde. Na área externa do Biotic, está a unidade móvel de Tecnologia da Informação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).

A carreta é uma extensão da escola. “A unidade é equipada com equipamentos de um laboratório convencional e uma estrutura completa para aulas e oficinas”, diz o professor de Informática Luiz Carlos Loiola.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra