Notícias > Notícias
Práticas de SST no setor de mineração são premiadas na FIEMG
Premiação é uma realização do IBRAM e reconhece cases de sucesso entre as mineradoras

 

 

As melhores práticas de SST no setor de mineração foram reconhecidas na edição 2018 do prêmio “Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho na Mineração”. O evento, realizado no dia 4/12 na sede da FIEMG, reuniu diversas iniciativas que concorreram em três categorias: “Como prevenir e gerir os Riscos Ergonômicos nas Atividades Minerais”; “Ferramentas de Gestão de Riscos Associados à SST” e “Conservação Auditiva”. Na avaliação é levada em consideração a inovação do case apresentado, o impacto das ações de SST, o envolvimento dos empregados e a comprovação dos resultados obtidos, dentre outros.

“Mineração significa para Minas Gerais, muitas empresas e muitos empregos, e quando há empregos, há trabalho e eventuais riscos em Segurança e Saúde no Trabalho”, comenta Alfredo Santana, gerente de gerente de Segurança e Saúde no Trabalho e Qualidade de Vida. Para Santana, assim como conhecimento e inteligência em SST geram competitividade, o reconhecimento nas melhores práticas em Saúde e Segurança no Trabalho, geram experiências em cada planta industrial. “Parabenizo ao IBRAM, ao programa MINERAÇÃO, ao SINDIEXTRA pela iniciativa e apoio, parabenizo por fim aos profissionais envolvidos, contemplados ou não com o premio, mas sim, comprometidos com a efetiva segurança e saúde no trabalho”, enfatiza o gerente.

Segundo o gerente, o SESI participa e constrói programas para minimizar os riscos de acidente de trabalho e alavancar ações a partir das indústrias da Mineração. “Temos, por exemplo, o Programa Indústria Segura, que a partir dos milhares de requisitos das Normas Regulamentadoras de SST em vigor, foram gerados conhecimento e consultorias específicas para que as indústrias da Mineração venham a buscar cada vez mais a conformidade legal, gerando assim ambientes saudáveis e trabalhadores mais produtivos”, pontua.

O prêmio é uma realização do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) em parceria com o SESI e com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas (SINDEXTRA). Seu objetivo é homenagear as práticas bem sucedidas de promoção da saúde e segurança dos trabalhadores do setor mineral. Neste ano, pela primeira vez, a premiação foi aberta para empresas não associadas ao IBRAM e é voltada para empreendimentos com operações no Brasil. No ato da inscrição, foi necessário apresentar uma declaração de ausência de acidente grave referente aos últimos 12 meses. “Fico feliz em ver o auditório cheio de pessoas dispostas a discutir Segurança e Saúde no Trabalho. Lembro a todos que mais importante do que o ranking é a celebrar essas iniciativas que podem salvar vidas”, afirmou Rinaldo César Mancin, diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM.

Premiação – Os três primeiros colocados do Prêmio Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho na Mineração 2018 receberam um troféu. Também terão seus casos de sucessos divulgados no Portal da Mineração e em outros meio de divulgação do IBRAM. Além disso, o primeiro colocado irá se apresentar no Painel Específico de SST durante o 18º Congresso Brasileiro de Mineração, que será realizado em 2019.

Confira os projetos vencedores de 2018:

Categoria Como prevenir e gerir riscos ergonômicos nas atividades minerais
1° Lugar: Vale – Risco de pensamento de membros e posição ergonômica inadequada para manobrar as válvulas manuais das hidrociclones, gerando excesso de esforço físico na idade
2° Lugar: Vale – Risco ergonômico existente na atividade de recebimento e armazenamento de explosivos
3° Lugar: CSN Mineração – Projeto Ações ergonômicas aplicadas na gerência de laboratório garantem conforto, segurança e produtividade

Categoria Conservação auditiva
1° Lugar: Vale – Promoção da saúde auditiva: um olhar além da normalização
2° Lugar: Arcelormittal Programa mais saúde: Programa de conservação auditiva
3° Lugar: Anglo América – Prevenir é o melhor remédio

Categoria Ferramentas de gestão de riscos associados à SST
1° Lugar: Nenca Resources – Fortalecendo alianças: um compromisso pela vida
2° Lugar: Arcelormittal – Programa mais saúde IQV : Índice de Qualidade de Vida
3° Lugar: Vale – Energia zero: Sistema eletrônico para gestão do processo de bloqueio de energia