Notícias > Notícias
Programa de Desenvolvimento de Fornecedores impulsiona capacitação de empresas paraenses

A Hydro concluiu, em dezembro de 2018, dois módulos do seu programa de desenvolvimento de fornecedores no Pará em parceria com o Sistema FIEPA – Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará, por meio da iniciativa REDES – Inovação e Sustentabilidade Econômica. Foram capacitadas 25 empresas nas disciplinas de Gestão Organizacional, Compliance, Aspectos Trabalhistas e Tributários, Precificação e Proposta Comercial. As aulas foram ministradas no SENAI Barcarena por instrutores externos e também por empregados da Hydro das áreas de Recursos Humanos, Compliance, Compras e Gestão de Contratos. Até o momento, foram ministradas 90 horas/aula distribuídas em dez disciplinas para empresas que atuam nos setores de segurança, manutenção eletromecânica, industrial e civil e supressão vegetal, entre outros segmentos.

O terceiro e último módulo do programa está previsto para ser iniciado em março de 2019 e vai oferecer formação nas áreas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Ética nos Negócios, Compliance Sustentável x Eficiência, Gestão e Execução Contratual, Responsabilidade Social Corporativa e Liderança e Motivação. “Dentre os diversos benefícios deste Programa, podemos destacar a capacitação dos prestadores de serviços locais e o consequente desenvolvimento destes parceiros, que se qualificam para trabalhar tanto com a Hydro como com outras grandes indústrias, formando assim uma cadeia de parceiros comprometidos com o desenvolvimento do estado, pois fornecedores qualificados suscitam contratos maiores e melhoram a economia local”, afirma o gerente de Governança e Gestão de Fornecedores da Hydro, Eduardo Kaiser. “A melhoria nos nossos parceiros já é visível e todos saem ganhando. Com este Programa a Hydro mostra mais uma vez que está diretamente interessada na sustentabilidade econômica do estado e das comunidades do Pará”, acrescenta.

Talhesson Rodrigues Gonçalves, da empresa Higibem Serviços Ltda, participa do Programa e reforça a importância desse tipo de capacitação para o desenvolvimento de fornecedores locais. “Sei o quanto agrega para nossa empresa, consigo absorver e tirar dúvidas e percebo que o programa está nos dando o caminho para que possamos sempre fazer a coisa certa. Sem falar que podemos nos relacionar com outras empresas e firmar novas parcerias”, explica Gonçalves.

O Programa de Desenvolvimento de Fornecedores desenvolvido pela Hydro é executado pela REDES/FIEPA, que há 19 anos é parceira da empresa e estimula diretamente as atividades de fomento às compras locais no estado. Eduardo Kaiser, da Hydro, acrescenta que, antes do programa, diversas iniciativas eram realizadas pela empresa com foco no desenvolvimento de fornecedores locais, inclusive em parceria com a FIEPA, porém eram iniciativas isoladas. Daí a decisão de criar um programa robusto, estruturado, sequenciado e com um cronograma bem definido.

Em 2019, além do último módulo de treinamento, os fornecedores continuarão contando com o suporte de coaching e mentoria que vem sendo oferecido durante todo o programa. Como parte da avaliação de desempenho, os fornecedores apresentarão um plano de ação ao fim do programa com foco no aprimoramento da qualidade dos serviços prestados, o que contribuirá também para aumentar a competitividade das empresas e o desenvolvimento socioeconômico do estado do Pará.

Fonte: FIEPA