Notícias > Notícias
FIBRA Lança Sesi Viva+

Sesi Viva+, plataforma do Serviço Social da Indústria (Sesi) que facilita o gerenciamento de informações sobre saúde e segurança dos trabalhadores, será oficialmente lançado no Distrito Federal em 21 de fevereiro. O evento gratuito será às 18h30, no Edifício Central Park, no Setor Comercial Norte. Empresas de qualquer segmento e de qualquer porte podem participar. É necessário fazer a inscrição pelo link.

O Sesi Viva+ ajuda na gestão dos programas legais e, principalmente, na hora de enviar os dados ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Reúne informações sobre saúde, segurança e estilo de vida do trabalhador brasileiro e possibilita a geração de informações qualificadas e estruturadas, além de estudos epidemiológicos para apoiar as indústrias na redução de riscos legais e de custos com saúde e afastamentos, na prevenção de acidentes e no aumento da produtividade.

O lançamento em Brasília vai contar com uma palestra sobre o eSocial e sua relação com saúde e segurança do trabalho (SST). Cláudio Patrús de Campos Bello, médico especialista do Departamento Nacional do Sesi e consultor com experiência em gestão de saúde focado em redução de passivos em empresas de grande porte, falará sobre o tema. Será uma oportunidade de empresários entenderem como o eSocial interage com questões de saúde e segurança e como o Sesi Viva+ pode ajudar na gestão dessas informações.

Há bonificação de lançamento da plataforma para aqueles que fecharem contrato nos próximos meses. O valor do Sesi Viva+ varia de acordo com os serviços contratados, o porte da empresa e o setor (empresas industriais pagam menos). Há desconto para empresas associadas aos sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).

A plataforma é composta pelo sistema Sesi de SST e Promoção da Saúde (S+), o Portal Sesi Viva+ e o aplicativo para celulares. O S+ reúne as informações e gera indicadores sobre os programas de SST realizados pelo Sesi, de forma que a empresa tenha o histórico de cada trabalhador e de que este também possa acessar suas informações. O portal e o aplicativo apresentam de forma estruturada e organizada as informações dos colaboradores para análises epidemiológicas e estratégicas setoriais, além de servirem de canal de relacionamento entre Sesi, indústria e trabalhadores. Neste primeiro momento, são reunidos no S+ dados de insalubridade, de periculosidade, da Norma Regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho, que define parâmetros de ergonomia, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Os interessados em saber mais podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente do Sistema Fibra pelo telefone (61) 4042-6565.

eSocial

O Sesi Viva+ ajuda as empresas na gestão do eSocial, sistema em fase de implementação que permite a fiscalização online pelo governo federal ao unificar as informações institucionais dos empregados de todo o Brasil. O grande desafio do eSocial é a interligação de informações de áreas anteriormente não integradas e de outras que permaneciam apenas em arquivos, sem obrigação de envio aos entes fiscalizadores. Um quarto das informações a ser inseridas no eSocial refere-se a SST.

Texto: Aline Roriz
 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra