Notícias > Notícias
Conselho Nacional recomenda a departamentos reforço dos programas de compliance


O presidente do Conselho Nacional do SESI, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, enviou ao Departamento Nacional e a todos os Departamentos Regionais da instituição ofício com orientações para a adoção de programas de integridade e compliance. Na correspondência, Gouvêa Vieira lista cinco iniciativas que devem ser adotadas, respeitada a autonomia de cada departamento.

São elas: a implementação de programas de integridade; o aprimoramento de controles internos pela implantação da gestão de risco e das auditorias internas; a definição das instâncias responsáveis pela gestão dos programas de integridade; a adoção das recomendações dos órgãos de controle e da legislação vigente sobre transparência de gestão; e o aprimoramento do processo de prestação de contas anual.

“É preciso se compreender que somente se alcançam os objetivos de aprimoramento e de dignificação das condições da vida e da atividade laboral do trabalhador da indústria em país livre de práticas corruptivas”, registra o presidente do Conselho Nacional no documento. “Cumpre destacar dois movimentos imprescindíveis e urgentes: a instituição de programa de integridade e a implementação de gestão de risco efetiva em nossas unidades.”

O documento destaca que o nível de transparência das entidades do Sistema S tem sido aprimorado, a partir da adoção de recomendações feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2016. A instituição de ouvidorias e códigos de conduta ética, por exemplo, levaram à criação do Portal da Transparência em todo o Sistema Indústria.

O próprio TCU, registra o ofício, tem recomendado o desenvolvimento de programas mais rigorosos de integridade. Na avaliação de Gouvêa Vieira, o respeito a tais recomendações pode servir para construir uma percepção mais adequada do Sistema Indústria: “O compliance resguarda a oportunidade de comprovarmos nossa excelência de gestão e de aprimoramento de nossa governança.”

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com