Notícias > Notícias
Simulação de incêndio no prédio do Conselho Nacional do SESI

O exercício, que durou cerca de meia hora, ao todo, serviu para orientação dos funcionários e revisão dos equipamentos de segurança

Por volta das 10h, desta sexta-feira (19), o alarme de incêndio do Edifício Armando Monteiro Neto, localizado no centro de Brasília, sinalizou o início de um exercício de simulação, sob a coordenação dos engenheiros Elesmary Carneiro e Marcos, com o apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.

Em cerca de 11 minutos, colaboradores de seis entidades que ocupam salas no local, entre elas o Conselho Nacional do SESI (SEIS-CN), deixaram suas estações de trabalho e desceram, pelas escadas, até o térreo, onde relembraram procedimentos de segurança em casos de incêndio.

A simulação ocorre uma vez ao ano. No mínimo dois representantes dos 17 andares são treinados, previamente, para auxiliar o Condomínio na evacuação de emergência. No dia do exercício, os brigadistas voluntários recebem colete de identificação e orientam os colegas sobre a evacuação do prédio, além de ajudar a localizar áreas de riscos e pessoas feridas para receberem atendimento de urgência. Participam também colaboradores da administração do condomínio, manutenção predial, conservação, equipe médica e bombeiros civis.

O exercício é importante para que o grupo saiba como agir em momentos de emergência e para verificar se os equipamentos de segurança estão em funcionamento – como iluminação de emergência, alarme, extintores de incêndio, corrimão, portas corta fogo e outros. As eventuais falhas são anotadas e encaminhadas para providências da administração.

Após cerca de uma hora, todos puderam voltar aos locais de trabalho e retomar as atividades. Os colaboradores que receberam o treinamento, reuniram-se para ter um feedback da operação e novas orientações para aprimoramento e multiplicação da cultura de segurança na atuação em situações de emergência.

Confira o passo a passo de como agir em situações de emergência:

  1. Mantenha a calma.
  2. Tire aparelhos eletrônicos das tomadas. Pegue o essencial;
  3. Procure o brigadista treinado e siga-o.
  4. Forme filas indianas e desça pelas escadas, sempre pelo lado direito com a mão no corrimão.
  5. Ao alcançar a saída do prédio, afaste-se de áreas de risco e dirija-se ao Ponto de Encontro.
  6. Sinalize aos socorristas situações de emergência médica ou novos focos de incêndio observados no seu pavimento.
  7. Nunca retorne ao edifício sem autorização.
  8. Assine lista de presença, cada andar deve ter lista própria.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com