Notícias > Notícias
Conselho Nacional aprova orçamento para os SESI’s em 2020

Mais de 90% da arrecadação será destinada ao apoio e à realização de atividades finalísticas nos estados, incluindo a modernização do ensino e projetos estratégicos

Os presidentes das federações das indústrias aprovaram, nesta terça-feira (26), orçamento para as unidades do SESI’s no próximo ano. Em votação unânime, determinou-se que, dos R$ 7.74 bilhões previstos para 2020, aproximadamente, 93% será destinado aos estados para desenvolvimento de projetos estratégicos de arte, tecnologia e cultura, modernização do ensino – seguindo o novo modelo aprovado pelo Governo Federal para o Ensino Médio, subvenções, transferências compulsórias e auxílio financeiro aos Departamentos Regionais.

Ao abrir a votação, o presidente do Conselho Nacional do Sesi (Sesi-CN), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, registrou o pedido para a elaboração de um modelo mais detalhado do orçamento nas próximas reuniões de aprovação, a fim de que se tenha mais clareza dos dados para acompanhamento.

A Educação terá a maior parte dos recursos – 41%, cerca de 2% a mais do que o montante investido em 2019. Mais de dois bilhões serão destinados à gratuidade, que beneficiará 172 mil alunos da Educação Regular (Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), de Jovens e Adultos (EJA) e Continuada.

A previsão orçamentária também contempla projetos de suporte ao negócio (25,5%), saúde e segurança do trabalhador da Indústria (19,9%), cooperação social (11,4%), cultura (2%) e outras iniciativas (0,1%).

O Departamento Nacional, responsável pela organização e pelas diretrizes dos SESI’s, receberá 17,4% da arrecadação, que será utilizada na manutenção da equipe, projetos nacionais, subvenções e suporte aos negócios e à gestão.

O Sesi-CN, órgão que fiscaliza e normatiza as atividades dos Departamentos Regionais, terá 0,8% dos recursos, usado na gestão administrativa. Na previsão orçamentária, o superintendente do Conselho, general Pedro Fioravante, ressaltou a redução de quase 10 milhões do orçamento em relação a 2019, com a reestruturação da equipe e corte de patrocínios que extrapolavam a competência da entidade. O objetivo é destinar mais recursos para atividades fins.

 

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com