Presidente


Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira nasceu em 03 de junho de 1947, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Graduou-se em engenharia, no ano de 1974, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Entrou como estagiário nas Empresas Petróleo Ipiranga em 1968. Foi responsável pela implantação e desenvolvimento das empresas da área química e petroquímica da Ipiranga. Integrou a administração desse grupo por quase 40 anos até a sua venda em março de 2007.

Foi membro dos Conselhos de Administração das Empresas Petróleo Ipiranga. Foi também membro do Conselho de Administração do Banco Sogeral S/A. (por ocasião de uma associação entre o Banque Société Genérale – Paris e a Boa Esperança S/A) e da SHV Brasil S/A.

É membro do Conselho de Administração da Boa Esperança SA.

Integrou o Conselho de Administração da Arcelor Brasil S/A, do Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES por quase 20 anos, o mais antigo na história do Banco, da Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A – NUCLEP e integrou a Junta de Administração do FINAME.

Foi Presidente da Associação Brasileira da Indústria Química – ABIQUIM.

Participou ativamente no processo de privatização das empresas petroquímicas brasileiras, localizadas no Rio Grande do Sul e São Paulo, bem como, através da Gouvêa Vieira Invest Ltda, das empresas de química inorgânica e princípios ativos, em Camaçari, Bahia.

Foi Presidente do Conselho Consultivo do Scotiabank Brasil.

Foi membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social (CDES), órgão consultivo da Presidência da República.

É presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN, desde 1995. À frente do Sistema Firjan, ocupa os cargos de presidente do CIRJ, do Conselho Regional do SENAI, e de Diretor regional do SESI.

É membro titular da Academia Nacional de Engenharia e do Conselho Diretor da Ação Comunitária do Brasil. É membro do Conselho Superior da FIOCRUZ e da PUC (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).

Preside o Conselho Deliberativo da ONIP (Organização Nacional da Indústria do Petróleo), desde sua criação, em 31 de maio de 1999.

É Diretor da ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro).

É presidente da Comunitas e membro do Conselho Fiscal da AlfaSol, ambas organizações da sociedade civil, fundadas por Ruth Cardoso.

Fundador e presidente do Conselho de Administração da QGN – Carbonor (Grupo Church & Dwight).

É diretor presidente da Gouvêa Vieira Invest Ltda (ex Parnaso Empreendimentos e Participações Ltda).

Em maio de 2014 assumiu a presidência do Conselho Consultivo da SBM Offshore Brasil S/A, colaborando com sua nova administração internacional no reposicionamento e na estratégia empresarial do grupo no Brasil.

Presidente do Conselho de Administração da Greenpeople S/A – Indústria de Bebidas e Alimentos Saudáveis.

Membro da Ordem do Rio Branco no grau de oficial; Cavaleiro da Legião de Honra da França e Oficial da Ordem do Mérito do governo francês. Em maio de 2016, foi nomeado Presidente da Seção Brasileira de Legionários de Honra, que reúne cidadãos brasileiros condecorados com a Legião d’Honneur e Ordem Nacional do Mérito.

É Cônsul Honorário da Coreia do Sul no Rio de Janeiro.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com