Notícias > Notícias
CN-SESI conhece projeto de expansão do SESI de Tocantins
Fotos: Adilvan Nogueira

Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, o superintendente do Conselho Nacional do SESI (CN-SESI), general Pedro Fioravante, assessores e a conselheira Francisca Trajano estiveram em Tocantins para conhecer a forma de estruturação do SESI e do SENAI. A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) planeja a expansão das atividades para ampliar a capacidade de atendimento na Educação e integrar as instituições de Ensino Básico e Profissionalizante.

A Rede SESI atende nas regiões Norte (Araguaína), Central (Palmas) e Sul (Gurupi), com unidades fixas. São cerca de 700 alunos matriculados na Educação Infantil e ensinos Fundamental e Médio. Em Gurupi, as aulas são integradas com o SENAI e, em Palmas, há opção de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), pioneiro no Estado. Além dessas, há três unidades móveis de medicina ocupacional, três de inclusão digital e uma de audiometria.  

A expansão ocorrerá de forma gradativa, até 2027. Segundo a superintendente do SESI no Estado, Roseli Ferreira Neves Sarmento, já existe demanda de novas matrículas. “Hoje, não cabem mais alunos do que já temos”, explica.

As obras ocorrerão, principalmente, no Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), em Araguaína, que passará a contar com salas de aulas para a Educação Básica. A atual escola do SESI na cidade abrigará apenas a Educação Infantil. Com as obras, a Rede conseguirá atender até 1.500 estudantes somente em Araguaína.

Os alunos dos anos finais do Ensino Médio terão cada vez mais contato com as atividades do SENAI. “ Os estudantes já fazem visitas aos laboratórios profissionalizantes para despertar neles o interesse em dar continuidade aos estudos no Sistema Indústria, mas essa parceria será intensificada a partir dos próximos anos”, adiantou a superintendente.

A comitiva do CN-SESI visitou as instalações do SESI e do SENAI de Araguaína e de Palmas. Além da Educação Regular, o Sistema atende mais de seis mil alunos pelo SENAI (Palmas, Araguaína, Paraíso, Taquaralto e Gurupi). A estrutura é formada por salas de aulas tradicionais, um laboratório de ensaios, um posto avançado e cinco unidades móveis (panificação, informática e automotiva).   ​​​​​​​

“Toda vez que a gente sai de uma visita dessa, a gente sai carregado de orgulho. Uma satisfação muito grande ver a qualidade de ensino que o técnico tem aqui. O Brasil precisa muito mais de técnico do que de universitário. Tem muito universitário que tem conhecimento, mas não tem onde exercer e acaba trabalhando em outras áreas. O técnico não. Assim que ele sai, já tem vaga no mercado de trabalho, há um mercado amplo”, disse o general Pedro Fioravante.  

Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Tocantins (FIETO), Roberto Pires, essa é a primeira vez que a equipe do CN-SESI visita as unidades locais.  “É a primeira vez que recebemos a visita de um superintendente do Conselho Nacional, que teve a iniciativa de visitar vários estados. No Conselho, ele, obviamente, fica sabendo das grandes decisões, mas é muito importante que ele veja como funciona essa estrutura do Sistema S – tanto do SESI quanto do SENAI, em todas as regiões. A gente vê com muito bons olhos que ele queria conhecer nosso trabalho e, efetivamente, colaborar conosco para fazer um excelente trabalho aqui e na região”, afirmou Pires.

Novo SESI esporte

Durante a visita do superintendente do Conselho Nacional do SESI, general Pedro Fioravante, a Federação das Indústrias do Estado de Tocantins (FIETO) inaugurou um novo espaço de esportes na capital, Palmas. O local tem duas quadras de futebol e três de beach tennis, modalidade que tem atraído cada vez mais adeptos no Estado. O local também tem estrutura completa de vestiários, estacionamento e apoio para eventos.

“Há uma demanda grande por aluguel de quadras em Palmas. Nenhum local tem estrutura parecida com a que construímos aqui. Vamos conseguir aumentar nossa renda e poder reinvestir em melhorias estruturais para os SESIs da região”, afirma o presidente da FIETO, Roberto Pires. ​​​​​​​

Indústria do Conhecimento

O SESI de Tocantins oferece local de estudo individual e gratuito para a comunidade. O espaço chamado Indústria do Conhecimento tem postos instalados em: Palmas, Araguaína, Gurupi, Brasilândia, Tupiratins, Riachinho, Guaraí, Fortaleza do Tabocão,Tupirama.

O objetivo é facilitar ao trabalhador, seus dependentes e a comunidade o acesso à informação disponível em mídia impressa e eletrônica com biblioteca e internet. A iniciativa é uma parceria com o Governo Estadual, que envia instrutores capacitados para atender aos usuários. O SESI mantém a estrutura e os subsídios para estudo.

Dados do SESI/SENAI TO (2009/2020)

​​​​​​​

579.685 atendimentos realizados no evento “Ação Global”;

63.541 atendimentos na Feira da Cidadania;

6.425 atendimentos do “SESI Futuro: Tecnologia e Educação”;

151.116 ações educativas junto aos trabalhadores da Indústria;

54.076 ações de incentivo à geração de emprego e renda;

344.086 participantes em eventos de promoção à saúde e ao esporte;

361.491 atendimentos no espaço “Indústria do Conhecimento”;

44.173 participantes em ginásticas laborais;

34.439 crianças atendidas no Projeto “Atletas do Futuro”;

50.934 trabalhadores imunizados em campanhas de vacinação.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com