Notícias > Notícias
Especialista fala sobre compliance aos representantes dos trabalhadores

O Conselho Nacional do SESI – CN-SESI convidou a especialista em compliance Luana Pagani, gerente de Compliance da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan, para fazer uma apresentação sobre o tema aos representantes dos trabalhadores. Durante uma hora, Pagani apresentou conceitos gerais, boas práticas e alguns exemplos da importância da adoção de ações de compliance nos setores público e privado. A mentora ainda abordou o papel das centrais sindicais na cobrança de transparência nas instituições.

“Vocês estão à frente para tudo que seja feito da maneira correta nas empresas. Estão cobrando para que os trabalhadores sejam tratados da forma correta. E isso é compliance. Vocês têm o poder dever de cobrar. Não tenho dúvida de que a cobrança da transparência, da equidade é muito importante e vocês têm papel preponderante nisso. A corrupção mata pessoas”, disse Luana Pagani após apresentar dados sobre o volume de recursos perdidos no Brasil por meio da corrupção, algo em torno de R$ 160 bilhões. 

A demanda por capacitação dos representantes dos trabalhadores no tema surgiu após o CN-SESI determinar que todas unidades do SESI no país e os respectivos Departamentos Regionais adotem programas de compliance. Para auxiliá-los o Conselho Nacional ofereceu apoio aos técnicos responsáveis pela elaboração, execução e monitoramento dos programas nos Estados. As centrais sindicais solicitaram capacitação semelhante, para acompanharem melhor os trabalhos elaborados.

 “De grande valia para nós. Dá uma moção geral dessa questão tão importante. Eu não tinha os dados sobre o custo da corrupção. São 30 dias no ano para pagar esse desvio. Não é só a questão financeira. Isso afeta a vida das pessoas”, disse Artur Bueno, presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST).

O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Alexandre Martins, acredita que a mudança precisa ser no comportamento das pessoas e de forma perene. “Temos que nos orgulhar desse país e defender sem esmorecer para que possamos deixar um país grande, sério, uma potência para nossos netos”, afirmou.

A apresentação completa está disponível para leitura neste link

Assista também o vídeo da capacitação na íntegra.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com